segunda-feira, 4 de julho de 2016

Como entender a Redação do ENEM?





A Redação do ENEM é sempre uma dissertação argumentativa, ou seja, um texto em terceira pessoa, em que você deverá defender um ponto de vista, por meio de argumentos e estratégias argumentativas – que provam os argumentos. No ENEM, você recebe um tema e textos de apoio, que deverão ser usados como referência para o desenvolvimento do seu texto.

É fundamental que você leia todos os textos de apoio, analise-os, faça inferências e relações com o seu conhecimento prévio – tudo o que já leu, estudou ou ouviu falar sobre tal assunto. Atenção: não copie trechos dos textos de apoio!

Importante: a fuga ao tema é o principal motivo da nota zero na Redação do ENEM. Em 2015, por exemplo, o tema foi “a persistência da violência contra a mulher no brasil”, de forma que - a persistência desse tipo de violência - deveria ser o foco da dissertação e não a violência de forma geral, entendeu? A diferença parece sutil, mas muda tudo na hora de direcionar o seu texto.  
Os temas de Redação do ENEM costumam ter cunho social, de reflexão, portanto é fundamental que você esteja a par das atualidades e informe-se.


Critérios de avaliação da Redação do ENEM
A nota da Redação do ENEM é composta pela avaliação de 5 competências e cada uma delas vale 200 pontos, totalizando os 1.000. Confira abaixo as competências e o que significa cada uma delas:

Competência 1: Domínio da Língua Portuguesa
Não usar gírias, abreviações (vc) e contrações (pra, numa), clichês (hoje em dia); não repetir palavras e estruturas de linguagem; estar atento ao uso correto de regência e concordância nominal e verbal, pontuação, acentuação; não usar registros próprios da fala (marcas de oralidade); manter objetividade na linguagem.



Competência 2: Compreensão da Proposta de Redação


Usar e valorizar a estrutura dissertativo-argumentativa; apresentar fatos, outras opiniões e conhecimentos diferenciados para defender o ponto de vista, a tese; considerar os textos de apoio como motivadores à reflexão e não como informação, reforço ou argumentos a serem copiados.


Competência 3: Seleção e organização de informações

Apresentar com clareza a posição defendida e os argumentos relacionados ao tema; manter a coerência (encadeamento das ideias); ampliar as informações a cada parágrafo com atenção ao que já produziu anteriormente, sem repetições, divagações ou distanciamento.


Competência 4: Conhecimento para argumentação


Estabelecer coerência e interdependência entre as ideias presentes nos parágrafos; encadear os recursos de argumentação por meio de conjunções, preposições, advérbios, locuções adverbiais; atentar ao fato de que cada nova ideia ou argumento deve estar relacionado ao anteriormente exposto para manter a estruturação lógica e formal.


Competência 5: Proposição de Soluções para o problema abordado


Propor solução bem articulada aos argumentos da construção textual para intervir no problema apresentado no parágrafo inicial (tese); detalhar com clareza o(s) agente(s) envolvido(s), o modo como será articulada e a sua finalidade ( quem, como e para quê ou quem).


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