quarta-feira, 11 de maio de 2016

Entenda as cinco competências do ENEM




Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Vamos abordar de forma simplificada uma a uma:

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Esta competência, avaliará se o aluno é capaz de distinguir a modalidade oral, que se caracteriza por apresentar frases fragmentadas, visto que, os interlocutores podem complementar as informações de acordo com que a interação ocorre, da modalidade escrita, norma culta, no qual as informações devem estar presentes, completas nas frases.




 Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.


Nessa competência, será avaliado se o aluno compreendeu a proposta e desenvolveu dentro dos limites estruturais. Em outras palavras, não basta compreender a proposta, precisa também compreender que ela deve ser desenvolvida na modalidade dissertativo-argumentativa.
Nesse contexto, faz-se necessário atentar para o tangenciamento do tema e afuga total do tema.
Considera-se tangenciamento ao tema a abordagem parcial, realizada somente nos limites do assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em  segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto.
Considera-se fuga total ao tema, quando nem o assunto mais amplo e nem o tema proposto é são desenvolvidos.
Como exemplo, duas possibilidades de tangenciamento do Enem 2014;
·         Redação completamente estruturada no debate sobre a publicidade infantil em geral (mas não no Brasil);
·         Redação completamente estruturada no debate sobre a publicidade, sem associação a publicidade infantil no Brasil, ou seja, sobre questões genéricas da publicidade, sem vinculação ao público infantil e o Brasil.


Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

            A competência de número 3, avalia a inteligibilidade do seu texto, a relação de sentido entre as partes do texto, a precisão vocabular, a progressão temática, e a adequação do conteúdo do texto com o mundo real. o vestibulando deve dominar muito bem coesão e coerência.


Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


Os aspectos a serem avaliados nessa competência dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. O vestibulando deve compreender como os parágrafos devem ser estruturados, a estruturação dos períodos e referenciação.


Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

          O aluno deve expressar sua visão como autor das possíveis soluções para a questão discutida. E esta solução deve ser detalhada, de uma maneira que o corretor possa julgar sua exequibilidade, ou seja, se ela é executável ou não. Ainda, deve respeitar os direitos humanos e evitar propostas vagas, procurando sempre propostas mais concretas, específicas e consistentes. Esta competência é avaliada levando-se em consideração dois fatores:
  • Presença de proposta X Ausência de proposta;
  • Proposta com detalhamento X Proposta sem detalhamento.

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