terça-feira, 5 de abril de 2016

6 Técnicas matadoras para turbinar sua memória


1. Faça algo diferente repetidamente.
Repetindo uma ação várias vezes, seus neurônios criam novas ligações que ajudam a fazer essa atividade cada vez melhor e mais rápido.
2. Invente acrônimos, acrósticos e encadeamentos
Acrônimos são palavras formadas por letras que representam, por sua vez, outras palavras. A ferramenta de gestão CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) é um exemplo.
Já os acrósticos são frases formadas por palavras cuja primeira letra é a dica para o que precisa ser lembrado. Se você quer memorizar, por exemplo, os nomes dos bairros paulistanos Mooca,Penha, Belém e Carrão, por exemplo, pode gravar a frase “Meu Pai Bebe Café”.
Outro dispositivo útil é o encadeamento, sugere o site The Memory Institute. Para guardar elementos numa determinada ordem, crie uma frase narrativa com eles. O ideal é que cada item “puxe” o outro por associação. Para gravar, nesta ordem, as palavras “menina”, “panela”, “doze”, “abóbora” e “verde”, por exemplo, você pode criar uma sentença como “A menina vendeu uma panela por doze reais ao plantador de abóboras, que ainda estão verdes”. A estrutura de encadeamento traz lógica para as palavras avulsas, além de facilitar a fixação de uma ordem.
3. Faça conexões entre informações novas e velhas
Uma das melhores formas de reter um dado é contextualizá-lo, isto é, integrá-lo aos conhecimentos que você já tem. Quanto mais conexões você fizer com os seus conhecimentos prévios, mais facilmente gravará uma novidade, dizem ao site Business Insider os autores do livro Make It Stick: The Science Of Successful Learning, Peter Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel.
Uma ótima forma de fazer isso é aplicar, na prática, tudo que você precisa memorizar – ou, no mínimo, vislumbrar hipóteses de aplicação desses dados na vida real. Se você precisa gravar como funciona o processo de transmissão de ondas de calor, por exemplo, tente pensar nessas informações a cada vez que tiver uma xícara de chá em suas mãos num dia de frio.
4. Explore o seu próprio humor
A neurocientista Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, diz que um excelente método para estimular a memória é criar imagens bizarras, engraçadas e surreais sobre o elemento que precisa ser recordado.
Se você acaba de conhecer uma pessoa, por exemplo, imagine-a numa situação esquisita, que faça você rir, e que tenha relação com o som do nome dela. É uma forma muito eficiente de gravar para sempre como ela se chama – quanto mais “cócegas” a imagem mental fizer em você, mais fácil será fixá-la, diz a professora.
5. Cuidado com sua alimentação: 
A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.

6. Aprenda algo novo.

Pode parecer óbvio, mas quanto mais você usa o seu cérebro, melhor ele vai trabalhar para você. Por exemplo, aprender um novo instrumento melhora a sua habilidade de traduzir algo que você vê (partituras) para algo que você realmente faz (tocar o instrumento).

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Quem lê por prazer é mais feliz e confiante, diz estudo recente

O aumento da confiança e a satisfação com a própria vida são alguns dos benefícios da leitura. Você já leu hoje?
Flávia Resende
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Leitura, Literatura e Sociedade da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, investigou os hábitos de leitura, motivação, critério de escolha dos livros, frequência e efeitos que a leitura causa na vida das pessoas.
A pesquisa, que foi liderada pelo Dr Josie Billington e entrevistou mais de duas mil pessoas, explorou os benefícios emocional, social e psicológico de adultos que leem regularmente por prazer descobriu que as pessoas que leem mais são mais propensas a ficarem satisfeitas com suas vidas.
Encomendada pelos chocolates Galaxy em nome do Quick Reads – programa que produz livros curtos por autores renomados para pessoas ocupadas e que não são leitores menos confiantes -, a pesquisa mostrou que a leitura regular tem a habilidade única de fortalecer o embarque do leitor em jornadas positivas na vida, conectá-los uns com os outros e fazer com que os leitores sintam-se mais confiantes sendo eles mesmos.
Benefícios da leitura
Aumento da confiança
A pesquisa mostrou que os livros podem fornecer a confiança necessária para que busquemos nossos objetivos e tomemos grandes decisões na vida: 36% da população foi inspirada a viajar por causa de um livro e 27% das pessoas foram inspiradas a fazer mudanças positivas na vida – desde leitura à procura de um novo emprego ou terminar um relacionamento ruim.
Remédio para stress
Um terço da população admitiu que gostaria de ler mais, mas são frequentemente distraídos pelo celular ou TV. No entanto, destacando o efeito significante que um bom livro pode ter em nosso contentamento e realização, a pesquisa revelou que mais de um terço das pessoas do mundo escolhe a leitura como um remédio para o stress: 41% dos adultos descobriram que curar as preocupações diárias com uma leitura é melhor do que sair à noite com amigos. Já 35% dos entrevistados revelaram que os livros os trazem mais conforto quando estão se sentindo pra baixo, enquanto 31% escolhem uma taça de vinho e 10% um banho quente.
“Os efeitos positivos que a leitura pode ter em uma sociedade são amplamente documentados e o que tem se fez bem claro nessa pesquisa é que os livros podem nos ajudar a aproveitar as coisas pequenas na vida e sermos mais felizes aceitando nós mesmos como somos”, diz o Dr Josie Billington.

Curso: Redação técnica para secretárias

I. COMUNICAÇÃO PARA SECRETÁRIAS

O Curso REDAÇÃO TÉCNICA APLICADA A SECRETÁRIAS tem como finalidade o desenvolvimento de procedimentos rápidos e eficientes que qualificarão a profissional para comunicar-se, por escrito e oralmente, transmitindo mensagens mais claras, objetivas, dinâmicas – além de garantir diferencial competitivo, gerando mais produtividade e menos perda de tempo.

II. PROPOSIÇÃO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

·         Adequar a linguagem aos diversos tipos de interlocutores e hierarquias: superiores, clientes, fornecedores e demais colaboradores;
·         Identificar os aspectos estruturais e formais de cada gênero textual utilizado na Redação Técnica aplicada.
·          Utilizar a linguagem escrita formal para uma eficiente comunicação interna e externa à empresa.
·         Redigir textos de forma clara, objetiva e sem erros gramaticais.
·         Identificar elementos relevantes para a organização das ideias na Redação Técnica aplicada.
·         Criar estruturas para argumentação, tanto na linguagem escrita quanto na oral.
·         Exercitar técnicas de desbloqueio da escrita.
·         Adquirir liberdade de pensamento a partir da consciência textual.
·         Reconhecer, desenvolver e aplicar habilidades de ler, escrever e revisar textos.
·         Entender e aplicar os sinais de pontuação, em específico a vírgula, como ferramentas importantes na manutenção ou alteração de sentidos no texto.
·         Refletir, reconhecer, desenvolver e aplicar os princípios da Redação Técnica aplicada, como ferramentas de construção de sentidos,
·         Reconhecer e aplicar a estrutura composicional de atas, memorandos, requerimentos, circulares, avisos, comunicados, cartas abertas ou comerciais, e-mails, relatórios, bem como outros gêneros técnicos aplicados ao secretariado.

III. METODOLOGIA APLICADA

► Aulas teóricas e práticas, envolvendo situações reais do cotidiano corporativo.
► Atividades lúdicas que levem o participante a reflexões diversas sobre a ética e o fazer profissional na gestão de suas atribuições.
► Uso da Escrita Criativa – metologia matriz da palavra Perfeita na obtenção de discursos simples, concisos e eficientes.
► Jogos vivenciais que permitam ao participante refletir sobre a prática secretariada em suas múltiplas fases: atendimento, produção técnica oficial, postura, etc.

V. MATERIAL DIDÁTICO

Entregue em cada encontro (semana). Os custos do material estão inclusos no valor do curso.

VI. DURAÇÃO DO CURSO

► 16 (dezesseis) horas, ministradas de acordo com a disponibilidade dos participantes, turma ou empresa.

Palavra Perfeita
Rua Francisco Sales,17 – Centro – Uberlândia – MG
Telefones: (34) 3086 9696 / 3237 5844 / 9 9149 2401
contato@palavraperfeita.com.br
Uberlândia, 2016

Prof. Alexandre de Brito Rodrigues / Prof.ª Maria de Fátima Oliveira.

Assessoria e Consultoria

Aprenda a usar os textos de apoio na redação do ENEM - consiga a melhor nota

Os textos motivadores na redação Enem têm a função de situar você acerca do tema da proposta. Eles são pensados para ajudá-lo a refletir ...